ABRAPSA aponta aumento no número de empresas que solicitaram a terceirização entre 2020 e o primeiro semestre de 2021

São Paulo, setembro de 2021 – A terceirização de processos de negócios, também conhecida pela sigla BPO (business process outsourcing), é um modelo de gestão que vem crescendo exponencialmente no Brasil. Historicamente forte no setor de tecnologia da informação (TI), hoje empresas de outros segmentos buscam a terceirização como forma de gestão: prestadoras de serviços, escritórios de advocacia, distribuidoras de produtos médicos, engenharia e empreendimentos imobiliários, e produtores e varejo de alimentos estão entre os setores que aderem ao modelo.

Esse serviço é oferecido por empresas de BPO, que costumam entrar em cena quando uma empresa tradicional – que possui diversos setores e departamentos internos – opta por terceirizar determinados processos e contratar um prestador de serviços para tomar conta de atividades “non-core” e voltadas para a estrutura de apoio de “back-office” como contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, atendimento na entrega das obrigações acessórias, financeiro, jurídico e TI, por exemplo. Hoje, existem no Brasil inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço, nos mais diversos segmentos, e até mesmo uma associação que reúne empresas com destaque nessa categoria, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA).

Eduardo Luque, vice-presidente da ABRAPSA e sócio diretor da Irko Contábil, avalia que a terceirização deve continuar em uma crescente nos próximos anos: “A pandemia ajudou os empresários a entenderem a importância na organização e melhoria na eficiência e segurança com a automação dos  processos internos. Esse modelo de gestão e a praticidade que o BPO oferece veio para ficar, sendo que é uma tendência no Brasil. Estamos identificando que, independentemente de determinados setores já terem o hábito de terceirizar algumas áreas, essa ideia está chegando a novos gestores, possivelmente mais conservadores e que não haviam cogitado a ideia anteriormente”.

Vantagens da terceirização

Segundo Manoel Valle, presidente da ABRAPSA e  diretor da Controle BPO, empresa que fornece serviços terceirizados no setor contábil, a terceirização é um recurso para ganho de produtividade, de expertise, de segurança nos processos: “Quando uma empresa procura pelo BPO, recebe o conhecimento técnico especializado da empresa que fornece os serviços e um sistema de gestão já estruturado. A responsabilidade técnica pelas atividades é da prestadora de serviço, e existe até mesmo um seguro profissional que protege a contratante de possíveis erros. Isso tudo dá ao gestor da contratante a liberdade para focar em uma atuação mais estratégica, tendo menos envolvimento com as questões burocráticas”.

Responsabilidades

Ao contratar uma prestadora de serviços, a empresa contratante assume responsabilidades como estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que o prestador de serviço tenha, o envio de materiais e documentos no prazo e o fornecimento de acesso do prestador de serviço aos sistemas de gestão.

“É importante reforçar a importância da sinergia entre a equipe interna e a equipe BPO. Quando ela não ocorre, é possível que haja resistência às mudanças e melhorias, o que impede o desenvolvimento do projeto de terceirização. A redução de custos já começa a se apresentar logo no início, mas é mais forte a médio e longo prazos. Um projeto com expectativas alinhadas e pessoas comprometidas sempre vai proporcionar vantagens”, finaliza Valle.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.

A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.

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