Estratégia de negócio consiste na terceirização das atividades “non-core” das áreas de apoio administrativo e financeiro, visando melhorar o desempenho e produtividade das empresas

São Paulo, julho de 2021 – A Associação Brasileira de Provedores de Serviços de Apoio Administrativo (ABRAPSA) é uma entidade sem fins lucrativos que representa, desenvolve e valoriza a atividade de BPO no Brasil. Entre seus associados estão as principais empresas fornecedoras de serviços de suporte nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.

Fundada em 2006, a associação surgiu com o nome de Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing (ABPO), e foi criada por empresas e executivos que visavam promover o outsourcing no Brasil. Em janeiro de 2011, a associação ampliou seu escopo e passou a incluir também as atividades de compras, controladoria, finanças, benefícios e outros serviços de “back-office”, apoio e gestão de terceiros. Além disso, passou a atender pela atual sigla ABRAPSA.

Entre os principais objetivos da associação estão o desenvolvimento de uma indústria nacional mais competitiva por meio da intensa utilização das mais novas tecnologias existentes, da formação de profissionais com um perfil mais consultivo voltado para o entendimento dos processos de negócios relevantes dos seus clientes, do desenvolvimento de novos serviços de alto valor agregado para os executivos do “C Level” das empresas, bem como destacar os projetos que beneficiam os processos de negócios realizados com a adoção do BPO. 

O que é BPO?

A sigla significa Business Process Outsourcing, que pode ser traduzida como terceirização de processos. De acordo com o presidente do Conselho Executivo da ABRAPSA, Marco Aurélio Sottovia, o entendimento da associação é de que o BPO é a busca pela melhoria e aperfeiçoamento dos processos internos: “A partir de uma boa seleção e da contratação do provedor habilitado, é possível agregar agilidade, inovação, qualidade, confiabilidade e segurança aos processos. Tudo isso dá mais valor à estratégia de negócio da empresa contratante, que passa a contar com profissionais, tecnologias e processos qualificados por meio da terceirização de determinadas funções”.

A adoção do BPO proporciona alto desempenho aos processos de negócios dos clientes pelo gerenciamento da execução operacional, tecnologia aplicada ao processo e por um modelo de governança. Essa melhoria é obtida pois o outsourcing permite elevar a eficácia organizacional, melhorar o fluxo de caixa, facilitar a integração de novos projetos e operações, transformar processos já existentes, aumentar a produtividade e preparar a empresa para o crescimento. Os serviços prestados por meio do outsourcing têm como características principais a impessoalidade, responsabilidade, propriedade e não subordinação. Ademais, têm como objetivo estabelecer condições que disseminem as melhores práticas, dentro dos padrões técnicos e legais, definindo os parâmetros para a certificação da indústria.

Algumas áreas que podem se beneficiar do BPO são a Tecnologia da Informação (TI), que pode adotar softwares, aplicativos e ferramentas de gestão da comunicação e da automação do processo de negócio para tornar os processos mais eficazes, e a gestão de negócios, que, por meio do outsourcing, conta com ferramentas valiosas para medir o desempenho, analisar prazos e medir qualidade, além de manter melhorias e inovações contínuas, entre outras.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia e contabilidade para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.

A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.

Mais informações à imprensa

Eduardo Cosomano
edbcomunicação
www.edbcomunicao.com.br
(11) 9 7272 5400

Natália Huf
edbcomunicação
www.edbcomunicacao.com.br

(71) 9 9162 5819