Adesão ao BPO vem crescendo no Brasil e departamentos contábil, fiscal, folha de pagamento e financeiro são focos dessa estratégia

São Paulo, outubro de 2021 – Crescentes no mercado brasileiro, os serviços de business process outsourcing (BPO, sigla em inglês para “terceirização de processos de negócios”) vêm ganhando adeptos em diversos setores – alguns  deles são  os da contabilidade e o fiscal. A possibilidade de terceirizar esses departamentos  e as suas atividades traz inúmeras vantagens para as empresas que adotam essa prática. Por meio da contratação de um fornecedor terceirizado, todas as etapas da contabilidade, apuração dos impostos, entrega das obrigações acessórias, agendamento de pagamentos, emissão de Notas Fiscais de venda de produtos e serviços, são executadas externamente à contratante, que recebe apoio nessas atividades voltadas para as estruturas de apoio de “back-office” das empresas. 

Enquanto estratégia de gestão de negócios, o BPO consiste, basicamente, na terceirização dos processos. Na prática, isso significa terceirizar determinadas atividades e deixá-las a cargo de profissionais e empresas especialistas na área, para que a empresa possa focar cada vez mais no produto ou serviço oferecido (“core business”). Esse movimento é vantajoso por permitir uma redução do custo das operações, garantia da conformidade legal e diminuição dos riscos, bem como a melhoria na eficiência dos processos.

Dentro das empresas tradicionais, o que muda é ter uma outra cuidando dos processos contábeis, fiscais, folha de pagamento e financeiros; mas, para isso, é preciso que o outro lado também se desenvolva: o das empresas que fornecem o serviço terceirizado. O BPO Contábil une tecnologia e processos para que as demandas dessa área sejam supridas de forma eficiente e com excelência.

Vantagens do BPO contábil

Entre as principais razões para aderir a essa estratégia de negócio, estão a redução dos custos, ganho de segurança nos processos e expertise, na medida que os especialistas do parceiro BPO irão ajudar na “interpretação de negócio” dos números e dados apurados na contabilidade, para os empresários e executivos dos seus clientes. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA), Manoel Valle, a adoção do BPO contribui para obter uma redução nos custos, melhoria na qualidade e eficiência na gestão do negócio e na melhor administração dos riscos: “Ao delegar essa função, o CEO da empresa deixa o departamento de contabilidade nas mãos de profissionais qualificados e que vão contribuir com a escolha do regime tributário ideal até os indicadores necessários para medir a rentabilidade. Ao invés de ter todo um setor contábil, a empresa pode se centrar em seu core business e terceirizar um processo que não precisa ocorrer internamente”.

Entre os associados da ABRAPSA, uma parte cada vez maior é formada por  empresas de tecnologia e digitais que fornecem serviços para o BPO contábil. “A associação tem como um de seus objetivos alavancar o desenvolvimento dessa prática no Brasil, gerando empregos diretos e indiretos, além de multiplicar a força da indústria nacional”, comenta Valle. “Hoje, o Brasil é um líder em potencial nesse setor, pois temos um grande número de empresas, uma forma de tributação que facilita a adesão ao BPO e grande acesso à tecnologias como machine learning e automatização, que contribuem para a execução dos processos”, finaliza.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia e contabilidade para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.

A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.

Mais informações à imprensa

Eduardo Cosomano
edbcomunicação
www.edbcomunicao.com.br
(11) 9 7272 5400

Natália Huf
edbcomunicação
www.edbcomunicacao.com.br

(11) 9 8864 5333