Especialistas apontam tendências e expectativas do mercado para o próximo ano, com destaque para habilidades comportamentais e tecnológicas

São Paulo, novembro de 2024 — A contabilidade, apesar de sua fama de tradicional, tem sido afetada pelas mudanças sociais e tecnológicas assim como os demais setores do mercado. O mais recente Guia Salarial da Robert Half demonstra, entre as tendências da área para 2025, uma busca crescente por profissionais com um misto de habilidades técnicas e comportamentais, além de alta demanda especificamente nos departamentos de planejamento e análise financeira, controladoria e auditoria.

Carmem Granja, diretora de expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviços de Apoio às Empresas (Abrapsa), explica que as expectativas das empresas se alinham tanto com as inovações recentes quanto com a base da profissão. “Vivemos um momento de adaptação. Ao mesmo tempo em que a análise de dados e o uso de ferramentas de inteligência de negócios são habilidades altamente desejadas, o conhecimento em inglês e a boa interpretação de normas contábeis e leis também pavimentam a carreira do contador”, aponta.

As soft skills também foram destacadas no relatório, que indica a inteligência emocional, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a gestão de stakeholders como as competências mais difíceis de encontrar. A comunicação é outro exemplo fundamental, uma vez que tornar as informações contábeis acessíveis é um desafio constante do setor.

“Conforme mais ferramentas de automação surgem e aprimoram processos até então realizados manualmente, sobra espaço para que os profissionais atuem de maneira mais estratégica. Isso significa trabalhar a capacidade analítica, a imaginação, as formas de se comunicar. Os espaços que se abrem daqui para frente têm muito a ver com esse tipo de atuação, que não é mais inteiramente técnica”, descreve Manoel Valle, presidente da Abrapsa.

Ainda assim, a tecnologia não pode ser ignorada, e saber lidar com ela é um diferencial para 2025 e além. A inteligência artificial está se expandindo há anos e sua aplicação vai desde chatbots no atendimento ao cliente até Big Data e Business Intelligence, que providenciam insights valiosos sobre os dados do negócio.

É mais do que saber operar as ferramentas: é identificar as melhores maneiras de utilizá-las. “De nada adianta conhecer todos os atalhos e comandos do Power BI, por exemplo, quando não se faz ideia do que fazer com os dados. É por isso que o profissional mais atraente para o mercado une conhecimento técnico e comportamental. A contabilidade precisa cada vez mais desses olhares integrativos, que não deixem a empresa para trás no quesito tecnológico, mas que também não perca o componente humano por trás dos números e das tabelas”, conclui Carmem.

Sobre a Abrapsa

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.

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