Levantamento da Abrapsa mostra crescimento 11 vezes maior que a média do País
São Paulo, março de 2023 – De 2010 a 2021, a taxa de crescimento do emprego no Brasil foi de 13%. No segmento de BPO (Business Process Outsourcing) o mesmo indicador teve expansão de 149%, 11 vezes superior à soma nacional. O dado faz parte do Panorama do Ramo de Serviços de Apoio Administrativo realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa). O levantamento usa dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), analisados pelo professor Victor Pelaez, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.
Dentro do setor de serviços, o BPO se divide em cinco segmentos: contabilidade; consultoria e auditoria contábil e tributária; consultoria em gestão empresarial; serviços combinados de escritório e apoio administrativo; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados.
Os dados destacam um forte crescimento do BPO no Brasil, tanto em vagas como em estabelecimentos. O número de empregados cresceu cerca de 150%, enquanto o número de estabelecimentos aumentou 55%. O setor é composto principalmente por empresas de pequeno porte, com cerca de 73% dos estabelecimentos optantes do Simples. A maioria dos estabelecimentos têm de zero a 19 empregados, com 48% de participação, seguido de 42% sem empregados. A atividade de serviços combinados de escritório e apoio administrativo é responsável por 50% do emprego, seguida pelas atividades de contabilidade, com 26%.
O emprego no BPO permaneceu estável ou cresceu mesmo nos momentos de crise econômica mais intensa, incluindo os dois primeiros anos da pandemia. Para Eduardo Rogatto Luque, vice-presidente e diretor financeiro da Abrapsa, a imunidade do setor à crise da economia tem múltiplas causas. “Historicamente, não é incomum um BPO crescer 20% ao ano. Com a economia aquecida, acima de 30%. Nas crises,não perdemos muitos clientes primeiro pelo relacionamento próximo conquistado. E porque oferecemos serviço de natureza obrigatória, como atendimento às questões societárias e fiscais.”
Em paralelo, o aumento da complexidade para atender ao sistema tributário brasileiro também contribuiu para que as empresas terceirizassem as atividades fiscais para BPOs, pela redução de custos. “Outro fator que somou foi a diminuição da informalidade com a entrada do SPED e digitalização dos processos por parte do governo”, afirma Luque.
Nessa conjuntura, a tendência é que a oferta de vagas se mantenha em alta nos próximos meses. “Considerando que o índice de terceirização em outsourcing no Brasil ainda é muito baixo, essa tendência deve permanecer ainda por muitos anos. Temos uma avenida de crescimento pela frente”, diz o especialista, apontando que devem continuar na liderança os dois segmentos que se destacaram no levantamento: serviços combinados – especialmente as empresas que atuam com folha de pagamento e serviços fiscais e financeiros – e contabilidade.
Sobre a ABRAPSA
Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.
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