Ferramentas que auxiliam a gestão à distância trazem novo fôlego para o debate sobre modelos de trabalho, inclusive no mercado de BPO

São Paulo, fevereiro de 2023 — Cada empresa possui diferentes razões para definir o melhor modelo de trabalho para seus colaboradores, entre presencial, híbrido e remoto. É uma decisão que depende da natureza das atividades desempenhadas, das necessidades da organização e dos clientes, e também do grau de maturidade de gestão no que diz respeito à supervisão à distância. Muitas vezes, o último ponto é o principal, e esse cenário acaba privando a empresa de descobrir novos potenciais e oportunidades com a equipe — ou até mesmo impede o crescimento do negócio. 

No final de 2023, a empresa de pesquisas Scoop e a consultoria Boston Consulting Group divulgaram um estudo realizado com 554 negócios, de 20 setores diferentes, que empregam um total de 26,7 milhões de pessoas. Foi descoberto que as companhias mais flexíveis (inteiramente remotas ou que permitem que o funcionário escolha quando ir ao escritório) tiveram um aumento de 21% nas vendas entre 2020 e 2022, enquanto o aumento das empresas que exigem o presencial ou híbrido mais rígido foi de apenas 5%.

 Um mercado que tem boas possibilidades de entrar nessas estatísticas ao favorecer o home office e a flexibilidade é o de BPO (Business Process Outsourcing, ou terceirização de processos de negócios). A razão é bem simples: os profissionais já estão fora dos escritórios dos clientes. Podem, então, também não atuar necessariamente em um escritório próprio, e sim de suas casas. 

“Muitos dos processos solucionados por profissionais de BPO são realizados remotamente há bastante tempo, antes da transformação digital que vimos estourar desde 2020. É importante ter proximidade com o cliente, é claro, e isso pode incluir visitas e um acompanhamento de perto, mas, quando possível, o home office é uma opção bem aceita por muitos profissionais”, comenta Manoel Valle, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa).

 Mas como resolver questões como cultura e dificuldade no gerenciamento remoto? É aí que entram as ferramentas próprias para esse uso.

Segundo Cesar Garcia, CEO da Evertrack, “a tecnologia vem como um apoio independente que possibilita um acompanhamento automatizado das atividades realizadas durante a jornada em home office, e também serve como uma auditoria da eficiência das horas trabalhadas e do uso dos equipamentos da empresa”.

Evertrack é uma plataforma de gerenciamento de produtividade e monitoramento de estações de trabalho, com funções voltadas para solucionar os desafios enfrentados por gestores liderando equipes à distância, em home office ou modelo híbrido.Ferramentas como esta, bem como outras de organização colaborativa — como Trello, Notion ou mesmo documentos e planilhas do Google — auxiliam na integração da equipe e no acompanhamento do trabalho de todos, em tempo real.

Mas é importante que, junto com qualquer recurso, venha também a comunicação. Os colaboradores precisam entender os objetivos da empresa e de seus departamentos, assim como devem ter de forma bem clara as informações necessárias para cumprimento de seus deveres, e o que se espera deles no dia a dia.

“Quando a comunicação e a tecnologia trabalham juntas, a gestão remota tem tudo para dar certo. Estamos falando de dados que permitem uma ótima visualização do time, pois as ferramentas ajudam a identificar pontos de melhoria, quem precisa de treinamento ou não, quem está sobrecarregado ou ocioso, de que maneira é melhor equilibrar as tarefas, e até mesmo se é preciso realizar aprimoramentos nos equipamentos. Na área de BPO, a maioria dos clientes que atendemos atua com modelo híbrido, e estão aproveitando todas essas vantagens. Acredito que essa é uma tendência para o segmento que deve crescer nos próximos anos”, conclui Cesar.

Sobre a Abrapsa

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.

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Kaina Spyridion                                                                                                                                         EDB Comunicação

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