Tudo sobre BPO

Business Process Outsourcing

BPO – Business Process Outsourcing

BPO é uma valiosa estratégia para adoção de serviços em processos de negócios para companhias em busca de novas maneiras de aumentar o desempenho empresarial, por um maior controle dos custos, redução dos riscos, fomentar a colaboração e incrementar a transparência.

O que é Outsourcing para a Abrapsa?

É a busca pela melhoria e o aperfeiçoamento dos processos internos a partir da seleção e contratação de um provedor habilitado que agregue inovação, agilidade, qualidade, confiabilidade e segurança, adicionando assim, valor a estratégia do negócio do contratante, através de processos, pessoas e tecnologias.

O que é NÂO é Outsourcing para a Abrapsa?

Terceirização ou outras interpretações ou definições em relação as atividades desenvolvidas por terceiros como: locação de serviços, alocação de mão-de-obra / body-shop, consultoria, franquias, fornecimento de matérias-primas, representações comerciais, autônomos, empreiteiros, concessões, contratos temporários e centros de serviços compartilhados para um único grupo econômico.

Business Process Outsourcing

O BPO proporciona alto desempenho aos processos de negócios dos clientes por meio do gerenciamento da execução operacional, este gerenciamento é composto por uma boa prática para o processo de negócio em questão, tecnologia aplicada ao processo de negócio e um modelo de governança para o processo de negócio.

O BPO de processos de negócios (BPO Consultivo) se caracteriza e se diferencia das demais vertentes do Outsourcing pela responsabilidade civil e pela garantia na entrega dos níveis de serviço acordados em contrato específico para a prestação de serviços de execução operacional destes processos de negócios.

Desta forma, o BPO Consultivo não é outsourcing de software aplicativos, o BPO Consultivo não é outsourcing de infraestrutura computacional e de comunicação, o BPO Consultivo não é outsourcing de mão-de-obra, mesmo que especializada, como por exemplo “call centers”.

Desempenho

O BPO de processos de negócios (BPO Consultivo) ajuda as companhias a alcançar alto desempenho por:

N

Elevar a eficácia organizacional;

N

Melhorar o fluxo de caixa e a liquidez;

N

Preparar-se para o crescimento ao estabelecer operações e novas funções com maior velocidade;

N

Transformar processos existentes com maior controle e aumento de produtividade;

N

Facilitar a integração de novos projetos e novas operações.

Nível de Serviço Contratado (SLA)

Os compradores de BPO de processos de negócios adquirem os serviços especializados dos provedores, elegendo os processos de negócios que farão parte do escopo de contratação, os volumes que serão consumidos pelo processo, e os níveis de serviço esperados, tais como prazo de entrega do serviço e padrão de qualidade exigidos, definindo-se a quantidade de defeitos para determinado volume de transações em determinado espaço de tempo.

BPO e Gestão

O BPO de processos de negócios propõe ainda que no gerenciamento de Outsourcing, seja adotado um modelo de governança dos serviços para os processos de negócios. Padrões, métricas, e indicadores, aliados a reuniões periódicas torna-se uma valiosa ferramenta para medir o desempenho do processo de negócio, registrar os prazos e a qualidade dos resultados produzidos, bem como analisar a causa por eventuais defeitos, propor a melhoria contínua e a inovação nos processos de negócios em busca de aumentar a sua produtividade e novos patamares de excelência operacional.

 

BPO e Melhor Prática

O BPO de processos de negócios aplica uma boa prática na execução operacional das diversas atividades, eventos, tarefas, etc. definidas em um mapa do processo de negócio e organizadas em fluxo de trabalho e sequência de procedimentos, apropriada para obter ganhos de produtividade e aumentar a eficiência deste processo de negócio terceirizado.

BPO e Investimentos

Um provedor de BPO consegue gastar menos processando uma folha de salários porque possui processo padrão com eficiência e escala, tecnologia (sistemas e equipamentos) mais eficiente para receber os dados dos seus clientes (input), trabalhá-los (processamento) e entregar as informações relevantes (output) aos destinatários, tais como os holerites, a folha de salários, as guias de recolhimentos de encargos e as declarações fiscais e regulatórias.

O BPO de processos de negócios precisa apresentar viabilidade econômica para o tomador do serviço (não representar incremento de custos) e para o prestador (gerar lucro). Essa equação de obter lucro prestando um serviço ao preço de custo então incorrido pelo tomador somente se soluciona com o aumento da eficiência, a escala, e a introdução de tecnologia na prestação de serviço. Daí porque, atualmente, estima-se que mais de 90% das atividades de BPO envolvem TI e TIC, ou, mais precisamente, o processamento de dados.

BPO e Tecnologia da Informação (TI)

O BPO de processos de negócios adota a tecnologia da informação e comunicação, infraestrutura, software aplicativos e ferramentas de gestão da comunicação e da automação do processo de negócio, para tornar mais eficaz as entradas em sistemas, o processamento, e a produção de relatórios, arquivos de integração com sistemas do governo e outros sistemas internos.