Entenda como esse modelo de negócios pode ajudar na produtividade, reduzir custos e aumentar os lucros
São Paulo, dezembro de 2021 – A flexibilização de contratos e as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista tiveram inúmeros impactos sobre o mercado de trabalho brasileiro, e um deles é a terceirização. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 22% dos brasileiros com emprego formal são funcionários terceirizados — mas, além das contratações nesse formato, outra novidade que está transformando o dia a dia das empresas é a terceirização de processos de negócios.
Conhecido também pela sigla BPO (em inglês, business process outsourcing), a terceirização de processos é um modelo que pode ser aplicado em diferentes áreas de uma empresa, como contabilidade, tecnologia, jurídica e até mesmo no marketing digital. Na prática, o que muda é que o departamento responsável pela atividade terceirizada deixa de ser desenvolvido internamente para ficar sob a tutela de profissionais e empresas especializadas, mas que prestam serviço à contratante.
Segundo Manoel Valle, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA), a opção pelo BPO traz diversos benefícios à empresa que adota o modelo: “O principal diferencial de uma empresa que aposta na terceirização de processos é que os gestores e funcionários ficam imediatamente mais livres para focar no que é o ‘core business’, a atividade majoritária”.
Entre as outras vantagens, Valle destaca também a redução de custos, aumento do lucro, otimização de tempo e o apoio de profissionais que entendem da área que está sendo terceirizada. “Ao optar por implementar o BPO, a empresa não precisa mais manter uma estrutura física para determinados departamentos. Há uma economia também na folha de pagamento, pois a equipe fica a cargo da empresa terceirizada. É um modelo que traz muitos benefícios econômicos”.
Saiba como adotar o BPO na sua empresa:
1. Identifique o que pode ser terceirizado
O primeiro passo é fazer uma análise do cenário da empresa. Quais departamentos podem se beneficiar da terceirização de processos de negócios? Segundo Valle, é possível implementar o BPO nas atividades que não estejam diretamente relacionadas ao ‘core business’ da empresa: “Uma fábrica de carros, por exemplo, pode ter áreas como a contabilidade e o marketing sendo terceirizadas, entre outras. O ideal é manter dentro da empresa tudo o que está intimamente ligado à atividade principal”, avalia.
2. Conheça o mercado
“O conceito do BPO ainda está se popularizando no Brasil, mas já existem diversas empresas que fornecem esse serviço”, explica Valle. Antes de terceirizar, é importante pesquisar por fornecedores, conhecer a forma de trabalho e compreender as mudanças que ocorrem com a terceirização.
O presidente da Abrapsa ressalta que uma vantagem de terceirizar determinados processos é poder buscar por empresas prestadoras de serviço em diferentes localidades: “Com todas as ferramentas e facilidades digitais, uma empresa baseada no Rio de Janeiro pode ter seu marketing sendo feito em São Paulo e a contabilidade em Brasília, por exemplo. Isso amplia muito o leque de oportunidades”.
3. Invista em uma boa comunicação
Para que a terceirização funcione, é preciso encontrar maneiras para manter tanto a empresa quanto o prestador de serviço sempre em contato, para que as informações não se percam e os processos fiquem estagnados. “O alinhamento entre os lados é indispensável, e há inúmeras ferramentas que contribuem para isso”, diz Valle.
4. Busque uma relação de confiança
Após fazer uma avaliação da empresa, identificar que uma ou mais áreas poderiam se beneficiar do BPO, você decidiu contratar prestadores de serviços — para que a parceria funcione, é preciso construir uma relação harmoniosa, baseada no diálogo e contato constantes. “O BPO tem influência sobre os resultados da empresa que contrata esse serviço, e tem inúmeros benefícios a trazer. Mas, para que isso aconteça, é preciso que todos compreendam suas responsabilidades dentro da estratégia de negócio”, finaliza o presidente.
Sobre a ABRAPSA
Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia e contabilidade para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.
A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.
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