Especialista destaca a área de BPO contábil no uso das novas tecnologias

São Paulo, julho de 2023 — A inteligência artificial (IA) vem transformando diversos setores do mercado, inclusive nos processos que formam a área de Business Process Outsourcing (BPO). Na contabilidade, especificamente, a tecnologia se mostra um diferencial importante e capaz de agilizar consideravelmente o crescimento das empresas.

Eduardo Luque, vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), afirma que estamos passando por uma revolução e nenhum setor pode ficar para trás, muito menos um que envolve tantas variáveis como a contabilidade. “Muitas conversas sobre inteligência artificial estão acontecendo ao redor do mundo, principalmente sobre IA generativa de textos e imagens. Mas essa é uma tecnologia que pode impactar em inúmeros processos empresariais, auxiliar no cotidiano de muitos profissionais e otimizar gestões diversas, inclusive a gestão financeira”.

O especialista destaca que uma das principais vantagens dessa transformação é a capacidade da IA de automatizar tarefas rotineiras e intensivas em dados. Por exemplo, classificação e lançamento de transações, reconciliação de contas e preparação de relatórios financeiros podem ser executadas com rapidez e precisão, permitindo que os contadores se concentrem em atividades de maior valor agregado, como análise de dados e tomada de decisões estratégicas.

“Essa é uma evolução que coloca esses profissionais em um patamar elevado dentro da estratégia empresarial”, diz Luque. “E a contabilidade BPO é que está saindo na frente nesse quesito, uma vez que os escritórios contábeis de BPO estão focados em aprimorar seus processos e em se atualizar sempre que possível”.

Outros dois fatores também fazem com que a IA seja uma revolução para o setor contábil: a detecção de fraudes e a análise preditiva.

“Com algoritmos avançados e aprendizado de máquina, os sistemas de IA podem analisar grandes volumes de dados financeiros, identificar padrões suspeitos e alertar sobre atividades fraudulentas em tempo real. Essa capacidade de detecção proativa ajuda as empresas a evitar perdas e a proteger sua reputação no mercado”, esclarece Luque.

Já a análise preditiva acontece com base em dados históricos e modelos estatísticos avançados. A inteligência artificial pode, com essas informações, fornecer insights valiosos sobre tendências futuras, riscos potenciais e oportunidades de crescimento. 

“Estamos vivendo uma era em que se torna muito mais fácil tomar decisões informadas, antecipar problemas e otimizar a estratégia financeira. Não há motivo para fugir da inteligência artificial, e os escritórios que perceberam isso muito provavelmente vão sair na frente no mercado de BPO contábil, com inúmeras empresas buscando esse tipo de solução ágil e modernizada”, conclui o especialista.

Sobre a Abrapsa

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. 

Mais informações em abrapsa.org.br.

Mais informações à imprensa

Leda Rosa

EDB Comunicação

www.edbcomunicacao.com.br 

11 9 9291-2412

Eduardo Cosomano

EDB Comunicação

www.edbcomunicacao.com.br 

11 9 7272 5400