País teve forte crescimento em empregos e estabelecimentos, entre 2010 e 2021
São Paulo, Setembro de 2023 – A Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) divulga, nesta quarta-feira (4), em São Paulo, o panorama do segmento de Business Process Outsourcing (BPO), entre 2010 a 2021.
Os dados da Abrapsa mostram que houve um forte crescimento do BPO no Brasil, tanto em vagas como em estabelecimentos, entre 2010 e 2021. A taxa de crescimento do emprego no ramo de BPO foi de 149%, 11 vezes superior ao do total da economia, que registrou 13%. O pessoal ocupado no ramo de BPO entre 2010 e 2021 passou de 438 mil para cerca de um milhão, crescimento de 150%. O aumento no número de estabelecimentos no período foi de 55%, de 20 mil para cerca de 31 mil.
“Isso se dá por uma série de fatores, entre eles, pelo perfil consultivo e estratégico dos serviços oferecidos, o que causa impacto positivo prático nos negócios das empresas, agregando valor como adequação às boas práticas de governança e sustentabilidade, tendo em vista o ambiente complexo para apuração dos impostos, tributos, além do atendimento de todas as obrigações acessórias”, afirma a Abrapsa.
O segmento que teve maior taxa de crescimento foi Serviços Combinados de Escritório, com 390%. Em segundo lugar, ficou Preparação de Documentos, com 180%. Os empregos em Contabilidade cresceram 65% e em Consultoria em Gestão Empresarial e Consultoria e Auditoria Contábil e Tributária tiveram taxas de crescimento de 32% e 9%, respectivamente. A média salarial do ramo de BPO variou de acordo com a economia, diminuindo durante as crises em 2015 e após 2018. O salário médio foi de R$ 3,4 mil, 17% acima da média da economia total, de R$ 2,9 mil.
Simples Nacional
O ramo de BPO é caracterizado pela predominância de empresas optantes do Simples e é constituído, em sua maioria, por estabelecimentos de pequeno porte, que possuem de 1 a 19 empregados. Entre 2010 e 2021, o número de optantes pelo Simples aumentou 117%. Em 2021, os estabelecimentos optantes pelo Simples corresponderam a 73% do total de empresas do setor de BPO. A quantidade de estabelecimentos com apenas sócios e sem empregados é também significativa, o que denota um caráter de empresas formadas por empreendedores que atuam individualmente na prestação dos serviços.
Mais mulheres em BPO
O ramo de BPO destaca-se do total da economia por apresentar uma participação maior de mulheres do que de homens empregados durante o ano de 2021. Enquanto na economia de modo geral há uma proporção maior de homens (59%) no mercado de trabalho, em BPO há uma proporção maior de mulheres (56%), em âmbito nacional.
Sobre a Abrapsa
Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.
Mais informações em abrapsa.org.br.
Mais informações à imprensa
Daniela Quitanilha
EDB Comunicação
61 99972 8527
Eduardo Cosomano
EDB Comunicação
11 9 7272 5400