Segundo Panorama do Ramo de Serviços de Apoio Administrativo, realizado pela ABRAPSA, a taxa de crescimento salarial feminino no BPO foi superior ao crescimento salarial masculino, o que indica que este desafio começou a ser superado.
São Paulo, maio de 2023 – Como reflexo da luta já centenária por igualdade entre homens e mulheres, é crescente a participação do sexo feminino no campo da contabilidade, que tradicionalmente era domínio masculino. Com uma presença cada vez mais significativa neste cenário, as mulheres estão redefinindo a área financeira com talento, inovação e determinação. De escritórios de contabilidade locais a cargos de liderança em empresas globais, elas estão quebrando barreiras e desempenhando um papel fundamental na construção de um futuro financeiro mais inclusivo e diversificado.
Carmem Granja, diretora de Expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), explica que um dos fatores que contribui diretamente para tal cenário, é o aumento da participação feminina nos cursos de Contabilidade. O Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela que, em 2020, por exemplo, elas representaram aproximadamente 59% dos estudantes matriculados em cursos de Ciências Contábeis no país.
Constatou-se ainda, que os estudantes de Ciências Contábeis eram, em sua maior parte, do sexo feminino, tanto na modalidade de Educação a Distância quanto na de Educação Presencial (respectivamente, 59,6% e 59,0%). As estudantes, no segmento mais jovem, até 24 anos, constituíram 12%, na Educação a Distância e 27,8%, na Presencial.
De 2010 a 2021, o segmento de BPO (Business Process Outsourcing) apresentou taxa de crescimento de emprego de 149%, o que corresponde a 11 vezes à soma nacional. Do mesmo modo, os empregos ocupados por mulheres na área também superaram o total da economia: tanto em 2010 quanto em 2021, 56% das pessoas empregadas eram mulheres.
Os dados fazem parte do Panorama do Ramo de Serviços de Apoio Administrativo, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa). Segundo a pesquisa, em três dos cinco segmentos nos quais o BPO se divide, as mulheres são maioria: 56% em Consultoria e Auditoria Contábil, 54% em Tributária de Preparação de Documentos e 68% Contabilidade. Já nos outros dois, Serviços Combinados de Escritório e Consultoria em Gestão Empresarial, as porcentagens caem para 41% e 49%, respectivamente.
No contexto nacional, é possível observar aumento notável na representação delas. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mais de 43% dos registros de profissionais ativos nos conselhos regionais são de mulheres. E mais: 11 estão à frente dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em todo o Brasil.
Enquanto a participação feminina em BPO é maior, o ritmo de crescimento de homens empregados no setor, é 10% superior. E mais: com um crescimento na ordem de 12 vezes no período, a expressiva participação de pessoas que se denominaram “não declarados” quanto ao seu gênero compromete a observação de um cenário mais preciso da distribuição do emprego entre brancos e não brancos, que em porcentagem bruta apresentou, em 2021, 45% de brancos e 33% de não brancos.
“São números encorajadores que demonstram que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na contabilidade, trazendo suas habilidades e perspectivas únicas para a profissão. Não há dúvida também que é preciso continuar avançando, afinal a presença feminina no segmento contribui para um ambiente mais diversificado e inclusivo, convergindo para melhores resultados financeiros e tomadas de decisões mais eficazes”, finaliza Carmen Granja.
Sobre a Abrapsa
Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.
Informações à imprensa – EDB Comunicação
Kaina Spyridion
kaina@edbcomunicacao.com.br
(11) 96479-9935
Eduardo Cosomano
eduardo@edbcomunicacao.com.br
(11) 97272-5400