Especialista aponta medidas para corrigir e adaptar as estratégias certas para a área contábil

São Paulo, agosto de 2024 — Encontrar dicas de marketing não é difícil. Uma pesquisa online gera uma série de resultados que abordam variadas facetas da publicidade e da comunicação. Contudo, nem toda orientação se aplica a qualquer setor — e a contabilidade, não surpreendentemente, pede por especificidade.

É o que conta Juliana Frois, sócia da Protera, consultoria de marketing da Abrapsa (Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo). “Não é incomum que escritórios de contabilidade apliquem técnicas de marketing pouco eficazes em seus negócios. Mesmo quando há resultados, eles são frequentemente mais fracos do que poderiam se houvesse um direcionamento apropriado. Isso acaba impedindo que a empresa se torne confiável para o mercado como uma boa escolha de BPO [Business Process Outsourcing]”, explica.

Os erros mais comuns nesse contexto fazem com que as pessoas não confiem na empresa ou não entendam bem quais são os serviços oferecidos. De um jeito ou de outro, isso fere a imagem da marca e impede um crescimento sustentável.

A especialista ressalta cinco dessas falhas:

1. Público-alvo errado

Ainda que toda organização e até toda Pessoa Física seja um cliente em potencial para contadores, deixar um leque de possibilidades muito amplo atrapalha mais do que ajuda. É preciso definir qual o perfil ideal para a sua empresa, particularmente, e também descobrir onde encontrá-lo.

“Nem todo colaborador ou líder de uma empresa é a pessoa certa no que diz respeito às decisões contábeis. Encontrar os cargos apropriados dos tomadores de decisão faz parte de uma boa estratégia. O mesmo vale para se comunicar em espaços que fazem sentido. Uma pessoa que está procurando ajuda para fazer o Imposto de Renda, por exemplo, pode ser atraída mais facilmente em sites que tratam do assunto do que em redes sociais”, aponta Juliana.

2. Conteúdo genérico

A área contábil exige bastante aprofundamento e grande parte do trabalho do marketing é garantir que o público reconheça a empresa como autoridade no assunto. Isso não acontece quando o cliente visita o site, blog ou redes do escritório e só encontra publicações genéricas.

O ideal é produzir conteúdo especializado e detalhado, mesmo que responda às dúvidas mais básicas. “É importante, para quem trabalha com blog ou outros materiais online, ter uma base de questões simples, mas isso não quer dizer simplificado. Quanto mais específico, mais domínio a marca demonstra. O objetivo é educar e gerar credibilidade”, ressalta a sócia. 

3. Utilizar um só canal

Com o devido cuidado para alcançar o público-alvo correto, há espaço para estratégias em diversos canais. “É um erro comum pensar que só um tipo de abordagem é o suficiente. Além das várias redes sociais à disposição, há mais espaços possíveis, desde sites parceiros até integrações com assessorias de imprensa para acesso à grande mídia”, diz Juliana.

Também é preciso pensar em variar o formato de conteúdo, investindo em ebooks, webinars, infográficos, artigos, vídeos, estudos, etc. A variedade é cada vez mais essencial.

4. Não se atualizar

Não só os conteúdos precisam estar atualizados para serem considerados realmente relevantes, o escritório também precisa demonstrar proatividade no mercado. Juliana comenta: “As pessoas buscam por soluções inovadoras e tendem a se afastar de empresas que parecem paradas no tempo”.

Além de acompanhar o mercado contábil brasileiro e mundial, é interessante também estudar as próprias estratégias de marketing da área que viram tendência. Além disso, vale experimentar e inovar sempre que possível. 

5. Enxergar marketing como despesa e não investimento

Mesmo que a empresa entenda que o marketing é necessário para ser visto e atrair clientes, esse ainda é um setor muitas vezes visto como mero gasto, quase como uma conta de luz inescapável. Assim, não é visto como um investimento e muito menos estrategicamente.

“Mudar essa mentalidade é o primeiro passo para muitos escritórios. Até porque se diferenciar em um mercado com concorrência acirrada é desafiador, e a contabilidade certamente se encaixa nisso. Terceirizar o marketing, inclusive através de BPOs consultivos, pode ser uma solução interessante. De uma forma ou de outra, é preciso pensar em termos de investimento com resultados que chegam no médio a longo prazo”, conclui Juliana.

Sobre a Abrapsa

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.

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